05 abril, 2009

The Prison Within

© Alexandr Glyadyelov


Não há legendas visíveis ao lado das fotografias que Alexandr Glyadyelov mostra na Galeria Pente 10 (The Prison Within), mas o que nelas está impresso é suficientemente explícito para nos lembrarmos das condições de vida e das chagas que flagelam ainda muitos países do Leste da Europa. Estão carregadas de penumbra e rostos vazios de expressão estas imagens de denúncia e documento social que raramente encontram lugar numa galeria de fotografia contemporânea.

Excerto do texto que Paulo Nozolino escreveu para o catálogo da exposição:

(...) Alexandr Glyadyelov, polaco de origem e ucraniano de alma, luta, através do seu trabalho como fotógrafo, para mostrar que nada mudou. A opressão continua na Grande Rússia. Povo endurecido pela revolução de 1917, massacrado durante a Segunda Guerra Mundial, privado de tudo durante os anos da Guerra Fria e a quem foi finalmente dada a ilusão de liberdade depois da queda do muro. O capitalismo selvagem da era pós-Gorbachev, a tirania putiniana e a fragmentação do território em províncias, não ajudou em nada este povo quebrado pelo quotidiano e alienado depois de duas guerras perdidas, no Afeganistão e na Chechénia.
Alexandr Glyadyelov faz parte deste povo. Escolhe como sujeitos as crianças abandonadas das ruas de Kiev, os toxicodependentes de Odessa e os esquecidos nos gulagues siberianos do século XXI. Cheirar cola em miúdo, injectar heroína mais tarde, roubar para sobreviver à miserável realidade. Crime e castigo. A expiação do mal interior. A maldição eterna das estepes. A miragem das grandes cidades.

(...)

The Prison Within, de Alexandr Glyadyelov
Galeria Pente 10, Travessa da Fábrica dos Pentes, Lisboa
Até 30 de Abril

Sem comentários:

 
free web page hit counter